Solenidade em Honra a Santa Efigênia



A paróquia de Santa Efigênia se uniu em louvor, oração e agradecimento à sua padroeira e a Deus, pelas bênçãos ao longo de mais um ano. Contando com a presença de muitos fiéis, sacerdotes e religiosos (as), teve-se início a novena no dia 12 de setembro, com o tema: “Igreja viva, chamada a assumir, no discipulado, a comunhão e a missão”.
A imagem de Santa Efigênia passou por todas as comunidades da paróquia, tendo em vista a comunhão com o projeto arquidiocesano de Mariana que propõe a descentralização pastoral e a valorização das comunidades. Também contou-se com a participação das paróquias da cidade de Ouro Preto: No dia  12 de setembro participou da novena a paróquia de Cristo Rei, com a celebração presidida pelo pároco da mesma, Pe. Magno J. R. Murta; A paróquia do Pilar marcou presença no dia 16 de setembro, com a celebração presidida por seu vigário paroquial, Pe. Danival Milagres Coelho; e a paróquia de N. Sra. Da Conceição participou no dia 17 de setembro, com a missa presidida pelo pároco, Pe. Luiz Carneiro.
Ainda tivemos a participação do bispo Dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira, e de muitos padres e diáconos que vieram marcar sua presença amiga e fraterna junto às comunidades e à paróquia: Côn. Agostinho Coimbra, regente do coral Cristo Rei; Pe. Marcelo Santiago, pároco da Paróquia de N. Sra. Do Pilar; Pe. Adenilson; Pe. Antônio Jesus, pároco da paróquia de Santa Rita de Ouro Preto; Pe. José Geraldo Coura (Pe. Juca), pároco da paróquia de São Caetano, em Mariana e diretor espiritual do seminário de Filosofia; Pe. Nédson Pereira de Assis, pároco da catedral metropolitana de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana; Pe. Bráulio Sérgio Mendes, vigário paroquial da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana; Pe. Anderson Eduardo de Paiva, vigário paroquial da paróquia de São João Batista, em Barão de Cocais; Pe. Márcio Sampaio, missionário de N. Sra. Da África; Diác. Fábio, coloborador da paróquia de Cristo Rei (Ouro Preto-MG); Diác. Agostinho, colaborador da paróquia de N. S. da Conceição (Ouro Preto-MG); e Diác. Pedro, colaborador de nossa paróquia.
Na terça-feira, dia 20 de setembro, após a última celebração realizada na comunidade do Padre Faria, todos os fiéis acompanharam a imagem de Santa Efigênia em uma procissão luminosa, que foi em direção à Igreja Matriz, onde a Santa padroeira foi entronada.
No dia 21 de setembro, quarta-feira, dia solene e festivo, a Igreja de Santa Efigênia abriu suas portas cedo. Com a presença de inúmeros devotos, às 07h foi realizada a primeira missa, presidida por Pe. Bráulio e concelebrada por Pe. Eudes, com a colaboração do Diác. Fábio. Às 09h, aconteceu outra celebração presidida por Pe. Anderson Eduardo, filho da paróquia, e concelebrada por Pe. Eudes, contando ainda com a participação especial do pelotão da polícia militar e de uma multidão de pessoas, cheias de fé e esperança na intercessão da santa princesa da Núbia. Às 10h30min ocorreu a Solene Missa cantada, presidida por Dom Francisco Barroso Filho e concelebrada com Pe. Bráulio, Pe. Anderson, Pe. Edmar, Pe. Marcelo, Pe. Adenilson e Pe. Eudes, contando ainda com a presença do Diác. Pedro e do fenomenal coral Cristo Rei, regido pelo ilustre Côn. Agostinho.
Na tarde ocorreram duas missas, todas marcas com presença de grande números de fiéis e devotos. A primeira ocorreu às 15h e foi presidida por Pe. Eudes e concelebrada por Pe. Anderson, tendo como pregador Pe. Edmar, ainda fizeram-se presentes os seminaristas que atuam na paróquia e os que são seus paroquianos. A segunda missa foi realizada na escadaria da Igreja de santa Efigênia e contou com grande números de pessoas que participaram da celebração presidida por Mons. Celso Murilo Sousa Reis e concelebrada por Pe. Eudes, Pe. Edmar, Pe. Anderson, com a colaboração do Diác. Agostinho.
Em seguida, todos participaram de uma grande procissão, que contou com a animação do Congado, da Folia de Reis e da Corporação Musical Bom Jesus das Flores. Na Chegada à comunidade de Padre Faria, Dom Barroso rezou com todos fiéis o solene Te Deum e encerrou as festividade com a santa benção do Santíssimo Sacramento.

Jackson de Sousa Braga
Mariana, 26 de setembro de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações