Singela homenagem em comemoração aos 19 anos da Paróquia de Santa Efigênia


Hoje a Paróquia de Santa Efigênia, comemora 19 anos de sua fundação. Trazemos na memória, a presença amiga do padre José Geraldo de Oliveira que muito empenhou para que pudesse desenvolver, aqui, lideranças para pastorais e movimentos.
Parabenizamos ao Pe. José Geraldo e a todos os fiéis que se empenharam neste objetivo de desmembrar as comunidades mencionadas na ata abaixo, facilitando assim a melhor divisão dos trabalhos pastorais entre a paróquia de Antônio Dias e a paróquia aqui formada.

Tudo isso para a honra e a glória de Deus em benefício da humanidade. 
A todos a nossa oração, carinho e admiração !

Segue abaixo cópia da ata da instituição da Paróquia de Santa Efigênia
 e posse de seu pároco.

          Aos quatorze dias do mês de agosto de mil novecentos e noventa e quatro, ás dezoito horas, na cidade de Ouro Preto no bairro Alto da Cruz na Igreja de Santa Efigênia, com a presença do Exmº e Revmº Sr. Arcebispo Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, os convidados e os fiéis em geral, após a santa missa concelebrada, da qual foi o oficiante Dom Luciano, foi instituída e erigida a Paróquia de santa Efigênia de Ouro Preto, que no dia dezoito de março de mil novecentos e noventa e três fora instalada para um tempo de experiência como quase paróquia Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.
A nova paróquia foi descentralizada da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, e compreende as comunidades Santa Efigênia, Padre Faria, Santana, Piedade, Taquaral, São João. Terá os seguintes limites traçados descritos e assinados de comum acordo com o pároco de Antônio Dias, Santa Efigênia, forania de Ouro Preto e conselho presbiteral:
- Partindo da Cachoeira das Andorinhas, rumo ao sul do oeste até o moinho de vento.
- Do moinho de vento, rumo noroeste pela rua XV de agosto até Conselheiro Quintiliano.
- Seguindo a rua Conselheiro Quintiliano rumo sudeste até a rua Resende.
- Da rua Resende rumo sudoeste até Padre Viegas.
- Padre Viegas rumo noroeste até a praça de Santa Efigênia.
- descendo até o número 351 e 352 da rua Santa Efigênia em linha reta até os números 54 e 64 da escadaria do logradouro 244.
- Seguindo a rua ao lado do cemitério de Santa Efigênia, rumo sudoeste até o morro do cruzeiro.
- Do morro do cruzeiro, rumo noroeste até o córrego Noronha. Segundo o córrego Noronha até o rio funil.
- Margeando o rio funil, até a divisa Ouro Preto e Mariana. Seguindo a divisa rumo nordeste, passando pelas fazendas Sampaio e Lamounier, até o ponto de partida.
            Foi também empossado o primeiro pároco da Paróquia de Santa Efigênia: Pe. José Geraldo de Oliveira, que já vinha exercendo seu apostolado nesta comunidade como quase pároco desde a instalação da quase paróquia a dezoito de março de mil novecentos e noventa e três. A cerimônia de posse foi presidida pelo Exmº e Revmº Dom Luciano, com a presença de grande número de fiéis.
             A partir desta data fica instituída e eregida a Paróquia de Santa Efigênia, conforme decreto assinado pelo Sr. Arcebispo e empossado o seu primeiro pároco o Pe. Geraldo de Oliveira, e com todos os direitos e obrigações inerentes ao seu ofício, conforme provisão também assinada pelo Sr. Arcebispo.

Ouro Preto 14 de agosto de 1994

          O Sr Wilson Ferreira foi o secretário AD.HOC que lavrou a presente ata, aprovada e assinada por:

Dom Luciano Mendes de Almeida
Wilson Ferreira
Péricles Lobo Leite
Celso Alves Moreira
Vicente Belmiro Ferreira
Júlio Maria Moreira
Maria Aparecida Gonçalves
Antônio Camilo
Agnaldo A. Mendes
Pe. José Geraldo de Oliveira

Oração de Santa Efigênia

          O Ínclita Princesa da Núbia, Santa Efigênia, a vós recorremos em nossas tribulações para implorar o vosso valioso auxílio.
          O espírito das trevas e seus sequazes se esforçam por prender-nos nas armadilhas do erro e da desmoralização; Santa Efigênia, defendei-nos.
          Ó gloriosa advogada do povo cristão, olhai-nos do alto do céu; suplicai pelo vosso povo e consegui-nos de Deus Senhor Nosso, perfeita obediência os preceitos de Jesus Cristo e da Santa Igreja, uma frequente e digna recepção da Sagrada Eucaristia, ciência da religião, costumes bons, íntegros e religiosos.
     Santa Efigênia, abençoai-nos; abençoai o povo brasileiro e particularmente desta paróquia. Que esta benção entenda-se de pais a filhos, de geração a geração, até os mais remotos descendentes; desça às inteligências e lhes infunda a verdade, desça aos corações e lhes dê a paz, desça sobre todos e a todos dê a alegria e os faça virtuosos e felizes na terra para torná-los bem aventurados no céu. Amém


      Desejamos que possamos continuar nos empenhando no dinamismo do anúncio do Evangelho, tendo como modelo de fiel obediente à palavra de Deus, a nossa padroeira Santa Efigênia como espelho e modelo para as nossas ações pastorais. 

Deus abençoe a todos !


0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Visualizações