Semana Missionária - JMJ 2013


Salut !

A semana missionária de pré-jornada esteve linda na cidade de Ouro Preto-Mg. A juventude participou prontamente de todas as atividades realizadas com e para os franceses com muito canto, muita alegria, muita religiosidade e dinamismo.

Nós, que vimos e sentimos tudo de perto, podemos afirmar com absoluta certeza que foi uma das experiências mais incríveis que já tivemos.  Receber os jovens franceses significou sentir assim de pertinho que no mundo inteiro existem pessoas que lutam pelo mesmo ideal, que compartilham de uma mesma fé e que, de fato – e apesar das muitas diferenças-, são pessoas essencialmente iguais a nós. Morar em outro país, falar idiomas diferentes, ao contrário do que muitos possam pensar, foram nossos principais alicerces na questão do relacionamento. Nossas diferenças nos faziam querer conhecer cada vez mais o outro, descobrir mais o outro.

A chegada de nossos irmãos franceses deu-se com muita alegria e admiração de ambas as partes. É impossível descrever a expressão dos rostos nos olhando admirados de dentro dos  ônibus. E, mais impossível ainda, é descrever a forma como essa mesma expressão se refletia em nós com a mesma intensidade. Uma troca de afeto mútuo foi sendo consolidada  com o passar dos dias. O mesmo passar dos dias que fez com que esse momento tão bonito terminasse tão rápido. É, quando nos demos conta, já era segunda feira. Com lágrimas no olhar nos despedimos dos nossos novos amigos, relembrando todos os momento que passamos juntos durante a semana : as catequeses, os momentos de lazer, as vigílias, momentos de oração, missas, noites culturais, etc .

 Talvez esse tenha sido nosso primeiro ou o último adeus. Talvez nossos caminhos não voltem mais a se cruzar. Mas, mesmo diante de tudo isso, queremos dizer o quanto fomos, somos e sempre seremos gratos pela presença de cada um deles em nossas casas, nossas igrejas, nossa cidade; e do quanto sentiremos falta de lhes dirigir aquele “Bonjour !” tímido de quem não sabia falar francês. Sentiremos falta de ver vocês nos desejando “Bom dia” e de falar “ouiiiiiiii” para o sorriso sair nas fotos. Vamos sentir falta da presença de todos e de cada um em especial, certos de que, mesmo tão distantes, a amizade que esta semana nos proporcionou irá nos manter sempre perto, sempre próximos, sempre unidos pelo amor de nosso Senhor Jesus Cristo.

Desejamos com todas as nossas forças que Deus derrame muitas bênçãos sobre a vida de todos os jovens missionários que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude e, especialmente, sobre nossa nova família francesa com qual estaremos conectados de hoje até sempre. Na esperança de reencontrá-los, termino com palavras novas que aprendemos essa semana : A BIENTÔT !

Confiram algumas fotos :
















Texto: Celiane Xavier
Fotos: Juliana Almeida


0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações