Semana Santa na comunidade de Santo Antônio do Salto


               
     Com louvor e piedade, a comunidade de Santo Antônio do Salto se preparou para a Semana Santa 2012 celebrando o Setenário das Dores na capela de Santo Antônio. No Domingo chegou à comunidade o seminarista Edir, que conduziria os trabalhos durante toda a semana. E também Pe. Edmar, que marcou presença nos principais momentos litúrgicos que celebramos.
            Durante a semana, ficou marcada a grande participação do povo em todos os momentos programados. Domingo de Ramos, mesmo com a procissão debaixo de chuva, grande número de pessoas marcaram presença com cânticos e louvores aclamando “Hosana ao Filho de Davi”.
            No sagrado tríduo preparatório, na segunda-feira, celebração da palavra e reflexão sobre o julgamento de Jesus. Terça-feira, grande participação nas procissões que culminaram na reflexão do Encontro de Jesus e Maria que aconteceu na praça Santo Antônio. “Este encontro que agora presenciamos vem nos dizer com todas as letras o desejo do Pai de ver-nos salvos, que já é chegado o tempo de estabelecermos o reinado dos encontros verdadeiros”, destacou o seminarista.
            Quarta-feira ficou por conta das escolas que organizaram uma Via-Sacra encenada. Os alunos deram um show pelas ruas da comunidade apresentando as estações. E muitas pessoas foram participar e prestigiar.
            Quinta-feira a turma da Crisma deu exemplo de partilha, oração e solidariedade, organizaram uma caminhada para visitar idosos e levar uma cesta para uma família carente. Também um momento de descontração e convivência durante a caminhada. O seminarista aproveitou a oportunidade e esteve levando a Eucaristia para os enfermos.
            À noite, Pe. Edmar atendeu à confissão de muitas pessoas que se propuseram uma reconciliação para viverem mais plenamente a sua Páscoa. Em seguida, Solene Celebração da Ceia, Instituição do Sacerdócio e do Mandamento do Amor, realizada em frente à Igreja num ambiente caprichosamente preparado e grande participação das pessoas. “A Eucaristia não simboliza Jesus Cristo, é Jesus Cristo”, enfatizou Pe. Edmar na sua homilia. Depois adoração do Santíssimo Sacramento até à meia noite.
            Sexta-feira da Paixão do Senhor, pela manhã, caminhada penitencial, muitas pessoas levantaram cedo para rezarem. Às 15 horas, na ação litúrgica revivemos o momento crucial da entrega amorosa de Cristo por nós. Em seguida, caminhada com Jesus rumo ao Calvário, onde foi preparado na capela de São Geraldo. Mais à noite, momento marcante durante a Reflexão do Descendimento. Apesar do tempo meio chuvoso, o povão se reuniu e num gesto de muita piedade acompanharam o ato do Descendimento de Jesus da Cruz, num cenário que realmente colaborou para uma boa reflexão. “O amor de Deus por cada um de nós é inexplicável. Por isso, Ele envia seu Filho Jesus, para nos fazer experimentar através de sua vida o amor do Pai e para levar a cada um de nós à união com Ele. Irmãos e irmãs, ‘prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras’”, assim o seminarista exortava durante sua reflexão.
            No sábado, Solene Vigília Pascal. Domingo pela manhã, Procissão da Ressurreição pelas ruas da comunidade, lindamente animada pela Corporação Musical 13 de Junho do Salto. Cânticos louvores e alegria para celebrarmos a Ressurreição do Senhor. Chegando à Igreja, Celebração da Ressurreição: “Páscoa de Cristo; Páscoa nossa de cada dia e Páscoa que viveremos na passagem para a vida eterna”, explicou Pe. Edmar. Logo após, almoço festivo para toda a comunidade reunida, mais uma vez com a presença da corporação musical.



0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Visualizações