Comunidade paroquial celebra 1ª Comunhão Eucarística

Neste domingo, 02 de outubro, toda a paróquia de Santa Efigênia se fez representar, na comunidade Lírios do Campo, para celebrar a 1ª Comunhão Eucarística de quase 200 catequizandos, entre eles, crianças e adolescentes. Centenas de fiéis lotaram o ginásio numa celebração alegre e festiva, presidida por Pe. Eudes (pároco), concelebrada por Pe. Edmar (vigário paroquial) e com a participação dos seminaristas Edir, Jackson, Marney e Tiago, que fazem pastoral na paróquia.
            Nesta festa do povo de Deus, Pe. Edmar, na reflexão, destacou o valor do sacramento da Reconciliação, a que os catequizandos anteriormente participaram também pela primeira vez, afirmando que esta experiência de conversão desse nortear a vida de todos os cristãos, para que se aproximem com mais dignidade do Altar Eucarístico.
Pe. Eudes desenvolveu sua reflexão exortando os pais e padrinhos para que permanecessem fiéis à missão confiada a eles de acompanharem seus filhos e afilhados no crescimento da vivência da fé. Também chamou a atenção para a importância e o valor da Sagrada Eucaristia como “alimento de vida eterna”, que nos fortalece na missão.
               Muita comoção após a Renovação das Promessas do Batismo, em que Pe. Eudes motivou aos catequizandos que entregassem as velas a seus pais e/ou padrinhos e dissessem a eles “me ajude a ser luz do mundo”. Tudo isso ligado às leituras da Liturgia da Palavra deste 27º Domingo do Tempo Comum, que convidam à gratidão para com Deus e como compromisso da nossa parte para darmos abundantes frutos de boas obras.
            Assim, podemos notar como vai se mostrando real na vida das comunidades a presença amorosa de Cristo Jesus. Ele próprio se doa inteiramente para a vida do mundo. Participar da Eucaristia, portanto, é acolher, com gratidão, a grande graça de Jesus, que nos alimenta com seu próprio corpo e sangue. É comprometer-se a viver na comunhão com Deus e com o próximo.
            Participarmos juntos da mesma Mesa Sagrada é nos reconhecermos como irmãos. São Paulo lembrara aos cristãos de Corinto, e a nós hoje, que a Eucaristia e a solidariedade estão vinculadas. O amor efetivo, principalmente às pessoas que sofrem, é o requisito fundamental para que a Eucaristia se torne Sacramento de Salvação.
Edir Martins Moreira,
Estudante do 3º ano de Teologia no Seminário de Mariana,
realiza trabalho pastoral na Paróquia Santa Efigênia.

0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações