“Virgem do Rosário, sois Rosa Mimosa. Entre as outras flores, sois a mais formosa ...”


À luz deste pequeno verso que exalta a Santíssima Virgem como sendo esta Rosa Mimosa que Deus escolheu para ser a Mãe do Salvador, iniciamos o mês de outubro, o mês do Rosário. Um tempo em que somos convidados a nos dedicarmos um pouco mais a esta belíssima oração que é o Santo Rosário, ou se quisermos, como é mais familiar a nós, o Santo Terço. Oração que em meio a tantos atos de piedade que existem na vida da Igreja, e em meio a tantas inovações que vão surgindo a cada tempo, na sua singeleza, continua a ser um magnífico instrumento de fé a nos transportar dessa realidade que vivemos, deste vale de lágrimas, para a realidade dos Céus, da Jerusalém do Alto, que um dia haveremos de viver em companhia de  Jesus e de Nossa Senhora. Até digo que este mês é um mês especial para, na escola de Maria, redescobrirmos o valor que tem esta oração na caminhada da Igreja e para nossa vida espiritual em particular.
          O Rosário é uma oração que consegue ser simples, modesta, e de certa forma fácil, mas ao mesmo tempo muito profunda, capaz de produzir frutos abundantes na vida dos que a rezam com fé e piedade, no cotidiano de suas vidas. Aqueles quinze ou vinte minutos, talvez, que reservamos a cada dia para meditar os mistérios de nossa redenção e acompanhar Jesus na sua trajetória de alegria (Mistérios Gozosos), no tempo da pregação do Reino (Mistérios Luminosos), na sua subida dolorosa para o Calvário (Mistérios Dolorosos) e na sua Ressurreição (Mistérios Gloriosos); nos colocam em comunhão com o núcleo de nossa fé. Além de unir-nos a Deus por Maria, nos unem também aos irmãos, a toda a humanidade.
        Tomando as palavras do saudoso Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (sobre o Rosário da Virgem Maria), o Rosário é uma oração “destinada a produzir frutos de santidade”, isto é, uma oração que tem como objetivo primeiro levar o fiel a fazer uma experiência íntima de Jesus, vivendo assim uma vida nova, mais enxertada no Cristo e pautada pelo Santo Evangelho. O que resulta, consequentemente, em viver uma vida de santidade voltada para a construção do Reino.
        O Rosário é também uma oração que possibilita à pessoa que reza fazer um encontro pessoal com Jesus através da ajuda materna e carinhosa de Nossa Senhora. Aliás, esta é a missão de Maria e o objetivo de qualquer oração: nos aproximarmos mais de Jesus, configurando a nossa vida com a d’Ele. Volto a dizer: a vivermos numa busca incessante da santidade. Sem este encontro com Ele, o Rosário torna-se unicamente uma oração mariana, voltada a Maria, mas sem profundidade. Torna-se uma oração só de palavras: vazia, mecânica e superficial, que não nos eleva. 
        Agora, se o rezarmos tendo no coração este desejo do encontro com o Cristo, podemos dizer que já temos a metade do caminho percorrido.  Já possuímos um livre acesso para este encontro. Sendo uma oração dirigida primeiramente a Maria Santíssima, é ela mesma quem nos acompanha ao longo da oração.  E, por sua vez, é ela mesma quem se encarrega, com toda a bondade de Mãe de nos aproximarmos d’Ele. É Ela quem nos ajuda a fazermos do Rosário uma verdadeira oração cristológica, que tenha Ele, o seu Filho, no centro.
         Na medida em que vamos meditando cada mistério que nos é proposto, temos a oportunidade de visualisarmos toda a caminhada de Jesus: sua trajetória desde a encarnação, pequenino em Belém nos braços da Virgem Mãe, até a sua morte no alto do Calvário e sua Ressurreição. Em cada meditação, podemos trazer para o hoje de nossas vidas uma lição, um aprendizado. Podemos aprender com Jesus e Nossa Senhora a sermos mais humildes e pobres, desapegados das coisas deste mundo; a sermos pessoas de uma fé firme e inabalável, marcadas pelo Espírito Santo, fiéis ao nosso Batismo; a termos a sensibilidade de sempre fazermos o bem, indo ao encontro das pessoas que mais sofrem. Podemos aprender a carregar as nossas cruzes de cada dia com paciência e resignação, sem ficarmos murmurando. Podemos aprender a modificar em nós tudo aquilo que nos impede de melhor seguirmos verdadeiramente a Jesus. Podemos enfim, aprender a escutar a Boa Nova e a praticá-la no dia a dia. Na medida em que vamos rezando o Rosário, em sintonia com nossa Mãe do Céu, vamos nos educando na nossa prática cristã.
               Neste sentido, que neste mês de outubro possamos, então, empunhar em nossas mãos o Santo Rosário e rezá-lo com muita fé e devoção. Vamos tirá-lo da cabeceira de nossas camas e rezá-lo. Vamos portá-lo conosco na carteira ou no bolso. Vamos adquirir o gosto de saudar a nossa Mãe Celestial com esta oração que é tão cara a Ela. Oração que em todas as suas aparições é constantemente recomendada.

Que a Virgem do Rosário, Mãe de Deus e nossa, nos acompanhe e  ilumine!

     Seminarista Edson Francisco dos Santos, 3º. ano de Teologia                                 
Seminário São Francisco de Paula – Pelotas RS.

0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações