Estudo do PAE no nível de setores



Em sintonia com a Arquidiocese de Mariana, a Paróquia santa Efigênia realizou nos dias vinte e oito de agosto e quatro de setembro as assembleias sobre o Projeto Arquidiocesano de Evangelização, em cada data se realizou uma formação em três setores da Paróquia. O primeiro setor a ser realizada a assembléia foi o de Padre Faria, no dia vinte e oito de agosto, contando com a participação das comunidades Padre Faria, São Geraldo, Santa Efigênia, Santa Cruz. No dia quatro de setembro foi a vez do setor da Piedade com as comunidades de Piedade, 13 de maio e Auto da cruz, no mesmo horário realizava o encontro também no setor de Santana que complementa com as comunidades Morro da Queimada e São João.


Setor Sant'Ana = Sant'Ana, Sao João e São Judas 04/09/11
Setor Pe. Faria = Santa Efigênia, Santa Cruz, São Geraldo e Pe. Faria 28/08/11

Setor Piedade = Piedade, 13 de maio, Santa Terezinha 04/09/11
 Nas assembléias os principais temas propostos foram: a visão de comunidade, enfocando principalmente como crescer em comunidade; as missões além fronteira, ou seja, além da própria comunidade; as pastorais da comunidade ganharam ênfase, principalmente a temática da diversidade pastoral em cada comunidade, onde buscou relatar em quais pastorais é necessário melhoras e como relacionar uma com as outras na concepção do eixo; a busca de uma descentralização paroquial, onde todas as comunidades começam a caminhar sem uma dependência maior da própria comunidade central; por fim, o tema do conselho, na busca de uma compreensão maior das lideranças e de como funciona um conselho (seja comunitário ou paroquial), salientando como as outras comunidades estão inseridas nele.
 Foi discutido e visto como está a realidade da nossa paróquia e o que precisamos melhorar.  Com a presença do nosso pároco Pe. José Eudes que nos presenteou com a sua palavra em todas as três assembléias. Pedindo ao senhor da messe o envio e forças necessários, as comunidades, com um forte espírito de discipulado e missão, encerraram as assembléias setoriais da paróquia Santa Efigênia.

Pe. Eudes no Setor do Pe. Faria



Catequista Ivone falando sobre a descentralização no Setor Pe. Faria

Seminaristas Edir e Marney no Setor Sant'Ana


Setor Sant'Ana

Ministra da Eucarístia Dona Norma relatando sobre a História da Paróquia e de suas comunidade

Marlene (coordenadora da Comunidade da Piedade) falando sobre as Lideranças

Setor Piedade

Catequista Vera destacando a importância da presença dos Conselhos de Pastoral (comunitários e paroquial)

 

Setor Pe. Faria



Momento de Animação no Setor Sant "Ana
















Marney Barcelos Araújo
Seminarista que atua na paróquia de Santa Efigênia
1º ano de Teologia



0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Visualizações