EXPLICAÇÃO DO BRASÃO DE DOM JOSÉ EUDES CAMPOS DO NASCIMENTO

Servo no amor

O Coração de Maria simboliza Nossa Senhora, Padroeira de Barbacena, cidade natal de Dom José Eudes, venerada sob o título de Nossa Senhora da Piedade. Faz referência ainda à Diocese de Leopoldina que tem como patrono o Imaculado Coração de Maria. À virgem mãe, Dom José Eudes confiou seu ministério sacerdotal e agora confia o seu ministério episcopal.
O Coração de Jesus é o símbolo do bom pastor, que é manso e humilde de coração. Representa o desejo de Dom José Eudes de conformar sempre mais o seu coração, ao Sacratíssimo Coração de Jesus. Recorda ainda a data em que foi chamado para o ministério episcopal.
O lírio e esquadro são dois elementos que lembram a figura de São José Operário, Padroeiro da Paróquia de Origem de Dom José Eudes, local onde foi batizado e recebeu a primeira Eucaristia. Lembram também o Seminário São José, onde Dom José Eudes fez os seus estudos teológicos.
Tanto Nossa Senhora quanto São José são modelos de amor a Deus e doação a serviço do Reino. Neste sentido, servem como inspiração para o ministério episcopal de Dom José Eudes. Lembram ainda a Sagrada Família e remetem assim ao espírito de unidade familiar.
A cruz é símbolo da máxima e definitiva doação de Jesus Cristo, por amor ao Pai e a toda a humanidade. Neste sentido, a cruz presente no centro do escudo, simboliza o desejo de Dom José Eudes de deixar se envolver pela cruz do Senhor, fazendo do seu ministério um gesto de doação da própria vida a serviço de Cristo, por amor aos irmãos e irmãs.

Mons. José Eudes Campos do Nascimento
Bispo eleito de Leopoldina

0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações