Paróquia de Santa Efigênia se despede do Monsenhor José Eudes


No final da tarde e início da noite do dia 29 de julho, a partir das 17 horas, toda paróquia de Santa Efigênia se reuniu em frente a Igreja Matriz para render graças a Deus pelos 03 anos e 03 messes de serviços prestados pelo Mons. José Eudes à frente da Paróquia. Na ocasião, a assembleia reunida rezou pedindo a Deus que o abençoe em sua nova missão como Bispo de Leopoldina.
Um clima de “tristeza feliz” e “felicidade triste” invadiu o coração de todos os paroquianos e demais amigos do Mons. José Eudes que vieram de outros lugares para homenageá-lo. Felicidade por Deus tê-lo escolhido para uma missão tão nobre como bispo de Leopoldina; tristeza por não poder mais contar com a sua preciosa orientação à frente da Paróquia de Santa Efigênia.

A celebração Eucarística foi presidida pelo Mons. José Eudes e concelebrada pelos pelo Côn. Agostinho e pelos padres Anderson Eduardo, Eliseu Donizete, Magno Murta e Edmar José. Também estavam presentes os diáconos Pedro e Agostinho. Vários seminaristas originários da Paróquia e que prestam serviços à mesma também marcaram presença. Uma multidão de fiéis, vindo de todas as comunidades da Paróquia, de outras paróquias de Ouro Preto e até de outras cidades, participou com piedade e comoção da Celebração Eucarística.
A convite do padre Edmar, Administrador Paroquial da Paróquia de Santa Efigênia e organizador da Celebração, Cônego Agostinho fez uma belíssima e emocionante pregação, exaltando as virtudes do bispo recém- eleito, louvando e agradecendo a Deus pelos trabalhos desempenhados por ele ao longo de seu ministério sacerdotal em Catas Altas da Noruega, Rio Pomba e Ouro Preto e evidenciando o carinho de todos por este homem de Deus.
Ao final da celebração, os jovens da paróquia apresentaram de modo dinâmico e criativo, a biografia do Monsenhor José Eudes. Todos puderam conhecer melhor a sua história familiar, o seu processo de discernimento vocacional e o seu histórico de atuação eclesial. O seminarista Edir Martins, em nome dos demais seminaristas, expressou gratidão ao homenageado, especialmente pelo seu testemunho de feliz consagração a Deus e à Igreja. Representando o Conselho Comunitário de Pastoral e toda comunidade paroquial, Sr. Wilson Ferreira agradeceu ao monsenhor José Eudes por toda a dedicação à Paróquia ao longo dos seus três anos e três meses de atuação como pároco. Foi organizada também uma homenagem a Nossa Senhora do Rosário pelo grupo de mães da comunidade. O Mons. José Eudes e a sua mãe, Dona Virgínia, foram convidados a coroar Nossa Senhora. Foi o momento em que a paróquia expressou também todo o seu carinho e admiração pela mãe do homenageado, conhecida na Paróquia como mãe dos pobres, especialmente por causa da generosa assistência que prestava aos pobres e necessitados.

A celebração terminou com um belíssimo momento de agradecimento feito pelo homenageado a todos que participaram mais ativamente da sua vida durante os anos que esteve à frente da Paróquia de Santa Efigênia. O povo, com velas acesas, foi convocado pelo bispo recém- eleito a ser luz no mundo. Após a bênção final, todos os presentes puderam saborear um delicioso caldo que foi preparado pela Pastoral Familiar da Paróquia.
Todos levarão no coração a feliz lembrança da Celebração Eucarística que foi marcada por um clima de fraternidade, emoção e fé. Deus seja louvado!

0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações