Encontro Nacional dos Presbíteros

Aparecida acolhe o 14º Encontro Nacional dos Presbíteros

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida acolhe, nestes dias, de 01 a 07 de fevereiro, aproximadamente 500 padres, representantes de todo Brasil, que participam do 14º Encontro Nacional dos Presbíteros (14º ENP).
O 14º ENP teve inicio na noite do dia 1º de fevereiro com a Celebração de Abertura presidida por dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO), e com a palavra de saudação do padre Francisco dos Santos, presidente da Comissão Nacional de Presbíteros. O segundo dia do Encontro teve inicio com a Santa Missa no Santuário Nacional, presidida por dom Pedro Brito Guimarães e concelebrada por todos os bispos e padres presentes, que ao final da celebração participaram da procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento. Durante o dia as atividades foram conduzidas pelos assessores, padre Manoel Godoy e padre Jésus Benedito das Santos.
As atividades continuam com os trabalhos da assessoria nesta sexta - feira, 3. Já o sábado será marcado pelo Dia de Espiritualidade, que será orientado por dom Dominique Marie Jean Denis You. Neste Encontro acontecerá também a eleição da nova presidência da Comissão Nacional de Presbíteros.
Este 14º ENP tem como tema “A Identidade e a Espiritualidade do Presbítero no Processo de mudança de Época” e o lema “Escolhido entre os homens e constituído em favor da humanidade”. Seus objetivos são: a). Retomar e aprofundar a caminhada dos presbíteros da Igreja no Brasil; b). Refletir, por meio de exposições, debates, grupos de estudo, sobre a realização pessoal dos presbíteros e sobre a melhor maneira de exercer seu ministério na sociedade atual; c). Aprofundar a compreensão do ministério na comunhão com os presbíteros e os bispos e na corresponsabilidade com os leigos (as) visando um Igreja toda ministerial; d) Celebrar a vida dos presbíteros nas liturgias e no aprofundamento da espiritualidade; e) Oportunizar espaços de liberdade para que os presbíteros partilhem suas angústias, impasses e esperanças, sem descuidar do aprofundamento de alguns temas; f) Fortalecer a colegialidade entre as igrejas e através do envio de missionários e da partilha de recursos com as igrejas mais pobres; g) Criar e/ou fortalecer a pastoral Presbiteral em todos os Regionais e Dioceses; h) Reforçar e articular a organização da CNP em todos os níveis; i) Eleger a nova presidência da CNP.
Da Arquidiocese de Mariana participam o representante arquidiocesano dos presbíteros, padre José Eudes Campos do Nascimento, pároco de Santa Efigênia, em Ouro Preto; padre Tarcísio Sebastião Moreira, representante dos padres da Região Norte e Diretor do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto; padre Walter Jorge, representante dos padres da Região Leste e pároco de São João Batista, em Viçosa e o padre Luiz da Paixão Rodrigues, representante dos padres da Região Centro e pároco de Nossa Senhora da Conceição, em Porto Firme.
O nosso Pároco, o padre José Eudes, (Padre Eudes), também está neste encontro  e com toda certeza junto com todos os outros padres entre eles os da nossa Arquidiocese, os padres: Tarcísio, Luíz da Paixão e Walter Jorge,  estão contando com nossas orações para que tudo corra dentro do esperado, e que eles possam voltar com novo ânimo ás suas paróquias com as forças renovadas no Espírito Santo de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações