XVII Assembleia Pastoral da Região Mariana-Norte

 A Região Mariana-Norte realizou sua XVII assembleia pastoral no dia 22 de outubro de 2011, no Centro de Pastoral, com o objetivo de concretizar, em suas instâncias de organização pastoral, as prioridades do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) para esse ano e oferecer propostas à arquidiocese em vista do dinamismo evangelizador e missionário para 2012.
Estiveram presentes os membros do Conselho Regional de Pastoral (CRP),párocos e vigários paroquiais, diáconos e os membros das equipes visitadoras do PAE, constituídas a partir das lideranças e agentes de pastoral de nossa Região Norte.
A Assembleia iniciou com prece a Deus, recordando o discipulado e a missão, confiando os seus frutos à ação do Espírito Santo. Em seguida, o Vigário episcopal Pe. José Eudes do Nascimento apresentou, em forma de slides, a síntese das visitas missionárias feitas às paróquias em vista da aplicação do PAE, as suas muitas conquistas e os desafios constatados. Logo depois foi a vez das foranias apresentarem a sua caminhada pastoral e os frutos de suas assembleias e reuniões em vista da aplicação do PAE.
Também o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral usou da palavra, apresentando as grandes acentuações pastorais do PAE em 2011 e para 2012. Fomos, a seguir para um trabalho de grupo, feito por foranias, para levantamento de propostas e ações concretas que deverão determinar um esforço participativo e em comunhão de nossa região pastoral para acolhida e dinamismo do PAE em nossascomunidades.
À luz das prioridades do PAE de formar os agentes de pastoral e lideranças leigas e de investir na linha das pequenas comunidades e em sua melhor organização, assumimos, como Região Norte, priorizar as seguintes ações:
1.      Dar especial atenção pastoral à juventude
Caminhos:
·         Constituição uma comissão regional para pensar o setor juventude;
·         Esta comissão seja composta a partir de representantes dos grupos eclesiais que no regional trabalham diretamente com a juventude;
·         O vigário episcopal cuidará de convocar estes representantes, resguardando, sobretudo, a presença destacada dos próprios jovens.
2.      Investir nos grupos de reflexão
Caminhos:
·         Formar os animadores dos grupos de reflexão a partir da equipe regional com formação planejada e permanente a partir das foranias;
·         Valorizar o ano de 2012 como “ano da formação bíblica”, a partir do PAE, para incentivar a presença, crescimento e atuação dos grupos de reflexão nas comunidades paroquiais;
·         Constituir oficialmente, a partir da aprovação arquidiocesana, o Ministério da Animação Bíblica, a ser concedido aos coordenadores dos grupos de reflexão.
3.      Dinamizar a dimensão missionária da fé
Caminhos:
·         Continuar implantando nas comunidades paroquiais os grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM);
·         Realizar, em 2012, em nível da região, Missões Populares, com trabalho de organização a ser confiado à equipe de Animação Missionária do Regional, com o apoio da equipe dos visitadores, constituída a partir do PAE;
·         Trabalhar junto aos grupos eclesiais: irmandades, movimentos, associações, pastorais, dimensões e ministérios, a consciência missionária em toda ação pastoral e evangelizadora, sobretudo de ir ao encontro dos mais afastados;
·         Motivar que o Projeto Arquidiocesano de Catequese, em sua avaliação e reprogramação, acentue a necessidade de ser assumido como processo continuado, amplo e com enfoque missionário.
4.      Realizar, com regularidade, Leitura Orante comunitária da Palavra de Deus
·         Foi acolhida como indicativo, mas não votada como prioridade, sugestão de que as comunidades paroquiais aproveitem de subsídio quinzenal produzido pelo pe. Danival para realização em suas comunidades paroquiais da leitura orante da Palavra de Deus, celebrada em comunidade.
        

        
   
                     
  






0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações