“Dom Luciano conseguiu viver a proposta inaciana: “Ver Deus em todas as coisas”
(J. B. Libanio)
A Arquidiocese de Mariana se alegrou, ontem, ao lembrar mais um dia em que Dom Luciano foi participar da eterna felicidade com Deus. Inúmeras pessoas se fizeram presente na celebração eucarística, presidida pelo cardeal Dom Serafim, arcebispo emérito de Belo Horizonte, que ressaltou sua grande amizade e irmandade com Dom Luciano: “Dom Luciano era mais que um amigo, mais que um irmão para mim!” ressaltou o próprio cardeal ao fim da celebração.
Ainda durante a celebração, o pregador Pe. João Batista Libanio – amigo e companheiro Jesuíta de Dom Luciano, desde o noviciado – destacou todo o amor que Dom Luciano tinha pela causa dos pobres e dos mais necessitados. A liturgia lembrava o evangelho de Mt 25, 1-13, no qual Jesus conta a parábola das virgens com as lâmpadas. O pregador enfatizou que “se a comunidade de Mateus tivesse conhecido Dom Luciano, ela teria colocado uma terceira classe de pessoas no evangelho: as que além de estarem prevenidas com o necessário para esperar o Senhor, não cochilariam jamais”. Libanio afirmou que Dom Luciano assumiu, incorporou e vivenciou a passagem de Mt 25, 35-36: “Eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar”. Com entusiasmo e carinho de amigo, o padre Jesuíta encerrou sua homilia salientando que o quarto Arcebispo de Mariana e santo dos pobres conseguiu viver o princípio inaciano vendo em todas as coisas Deus. Desde o subir em um palco e fazer seus amigos sorrirem, até a ajuda a um pobre que clama por sua atenção, ou ainda na defesa das pessoas que sofrem com um torturador ditatorial.
Dom Luciano junto com criança da paróquia de Santa Efigênia (Missa de 25 anos de episcopado de Dom Luciano) |
Ao término da celebração, Dom Geraldo Lyrio Rocha, atual arcebispo de Mariana, anunciou oficialmente que a Arquidiocese – com o apoio de mais de 300 bispos da CNBB – fará tudo que for necessário para a abertura do processo de Beatificação de Dom Luciano. Ao ouvirem essas palavras, todo o povo encheu a Igreja da Sé de Mariana com calorosas palmas, expressando assim todo o desejo e confiança que se tem na santidade de Dom Luciano, agora não vivida só na Terra, mas também no céu, junto de Deus.
27 de Agosto de 2011
5° ano do Falecimento de Dom Luciano Mendes de Almeida
0 comentários:
Postar um comentário