Aconteceu nos dias 23 a 26 de junho em Senhora dos Remédios a Nona Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude tendo como tema “PJ: Caminho e missão” e como lema “Recalculando rotas, tocando em frente”. O evento contou com aproximadamente 60 pessoas. Nossa comunidade paroquial marcou presença através dos jovens Bruna Monalisa (Equipe Central), Clara Ferreira e Franciwiner Souza (Delegados oficiais), Cleydson Souza (Frente de animação) e Francielle Souza ( Frente de espiritualidade e mística).
“A nona foi ótima .Os momentos de oração foram impactantes e me levaram realmente ao encontro com Deus através do jeito jovem de rezar....Com relação as decisões que foram tomadas, todas foram pensadas com muito carinho e dedicação. Agora só nos resta colocar em prática” , disse Clara Ferreira.
Durante a realização do evento, os jovens puderam participar de várias palestras como: “Juventude no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas” da socióloga carioca Solange Rodrigues, “A caminhada latino-americana e nacional da PJ” do Pe. Wander Torres, “Projeto Arquidiocesano de Evangelização” da leiga Wanda Aparecida e “2ª Conferência Nacional de Juventude” de Edgar Mansur, militante da PJ.
A partir da metodologia que a Igreja adota na América Latina, ‘Ver, Julgar e Agir’, os jovens foram convidados a sistematizar os desafios e sonhos dos grupos de base na Arquidiocese de Mariana e rever as frentes de intervenção definidas na Oitava Assembleia.
O evento contou com a presença do Arcebispo Dom Geraldo que deixou uma palavra de força para os jovens e também com a visita do Pe. Walter, vigário episcopal da região Sul, e do nosso pároco Pe. José Eudes que parabenizaram os jovens pela iniciativa.
No último dia de assembléia, os participantes discutiram a organização da PJ na arquidiocese e definiram a nova estrutura da coordenação diocesana. Na ocasião, foram eleitos Diego Nogueira como secretário e Bruna Monalisa como articuladora arquidiocesana.
“ Ser eleita a Articuladora Arquidiocesana é ampliar ainda mais meu compromisso para com a nossa linda juventude, tendo em vista a dimensão desta responsabilidade.
Confesso que é um sentimento de alegria misturado com um pouco de nervosismo ou até mesmo medo, pois vivemos numa sociedade que o tempo parece correr e precisamos associar diversas coisas como trabalho, universidade, atividades pastorais para conseguirmos viver. No entanto, fiz a opção em fazer parte dessa Pastoral que tenho um imenso amor, encantamento e acredito fielmente em sua proposta, por isso me coloco a serviço, visto que a juventude acredita que posso contribuir para a PJ exercendo essa função. Quero muito ver a nossa arquidiocese toda articulada, com muitos grupos de base nas nossas comunidades, quero ver o ir e vir de sonhos, desafios e conquistas como numa rede, sem contar que precisamos também ampliar o diálogo entre as pastorais da nossa Igreja para assim construirmos fortes alianças em defesa da vida, pois essa é nossa missão: gerar, defender e promover a vida.
Sei que trabalho não irá faltar e nem vontade de trabalhar, por isso peço a oração de cada um para que possamos juntos fazer o Reino de Deus acontecer”, disse a jovem Bruna a respeito do novo cargo.
Confira abaixo as 3 edições do telejornal Nona News produzido com muita dedicação pela equipe de comunicação da PJ, Teias Marianas, para o acompanhamento virtual das atividades da Nona Assembleia.
Francielle Souza
participar da nona assembléia com certeza me anima e me fortalece na minha missão quanto membro da pastoral da juventude da paróquia de santa efigênia - OP. Uma das coisas mais lindas que eu notei na assembléia foi a amizade dos jovens das regiões onde se enturmaram durante os dias da assembléia. Claro, não posso esquecer dos momentos essenciais do encontro, a oração! momentos estes, muito forte, e, sem dúvidas um dos momentos marcantes da assembléia.
ResponderExcluir