Dízimo e Partilha- viver e partilhar é o que Deus espera de nós

Novembro: Mês do Dízimo na Arquidiocese de Mariana

O mês de novembro, para a Igreja, é dedicado especialmente à gratidão e à retribuição. Em nossa Arquidiocese novembro foi assumido como “o mês do dízimo”. Com o intuito de ajudar as Paróquias no trabalho de conscientização sobre o dízimo, serão publicados alguns textos neste site no decorrer do mês. Cada semana será postado um texto que poderá ser utilizado para a formação de nossas lideranças.
Imagem siteA prática do dízimo expressa nossa comunhão e responsabilidade para com toda a Igreja. Quando feita com consciência e generosidade, ela nos ensina um novo modo de nos relacionarmos com os bens materiais. O que temos e conquistamos com nosso trabalho, o que acumulamos e gastamos passam a ser apenas meios e não mais fins em si mesmo. O dinheiro não terá poder de determinar as prioridades de nossa vida, mas apenas um instrumento mediador da satisfação de algumas necessidades.
O dízimo resgata a prática dos primeiros cristãos que “tinham tudo em comum e dividiam seus bens com alegria”. No mundo neoliberal, pouco solidário, em que o ter prevalece sobre o ser, a pastoral do dízimo nos convida a construir uma sociedade onde prevaleçam a comunhão e a partilha solidária. O dízimo é uma escola de desprendimento dos bens materiais e de vivência da pobreza evangélica.
Jamais a motivação de um trabalho com o dízimo deve ser as necessidades da paróquia, as despesas a pagar. Dois elementos importantes devem marcar a vida de nossas paróquias neste processo de conscientização sobre o dízimo. Primeiro, o dízimo não é mais uma forma de arrecadar dinheiro, mas uma opção pastoral permanente, uma catequese para todos sermos mais Igreja. Segundo, o dízimo é a prática da partilha iluminada pela fé. Querer trabalhar o dízimo como solução para os problemas financeiros da comunidade é minimizá-lo.
A prática do dízimo em nossas comunidades eclesiais exige um trabalho de formação permanente de nossas lideranças pastorais e requer um intenso trabalho de conscientização das famílias. As equipes paroquiais devem reunir-se periodicamente para refletir sobre este importante serviço de evangelização. É importante que os dizimistas sejam visitados periodicamente. Nas celebrações devem ser evidenciadas as dimensões do serviço e da partilha.
ALGUMAS DICAS TRABALHAR O MÊS DO DÍZIMO: Realizar o plantão do dízimo, visitar as pessoas que se afastaram da comunidade, celebração de ação de graças pela caminhada pastoral da paróquia (Festa de Cristo Rei, dia dos cristãos leigos/as), realizar uma assembleia paroquial para avaliar para avaliar a caminhada da pastoral do dízimo e estabelecer as prioridades para o próximo ano.
PARA REFLETIR:
- Existem muitas pessoas que estão afastadas de nossas comunidades e da prática do dízimo. Que estratégias devemos usar para levar a mensagem do conteúdo e significado do dízimo a todos os católicos?
- Fazer um retrato da pastoral do dízimo a partir das perguntas: Quais são nossas conquistas? Quais são nossos desafios?
- A partir deste diagnóstico, devemos olhar para frente: que ações concretas devemos fazer em nossa paróquia para podermos avançar e dinamizar a pastoral do dízimo?
Pe. José Afonso de Lemos
Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo
Serão publicados semanalmente, durante todo o mês de novembro, artigos escritos pelo padre José Afonso, sobre a Pastoral do Dízimo. Leia também sobre o Mês do Dízimo no Jornal Pastoral que chega às paróquias ainda esta semana.

0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações