IGREJA REZA PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS





Como acontece em todos os anos, na semana que precede a Solenidade de Pentecostes, as Igrejas membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que representam o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) no Brasil, celebram a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (Souc).

Consta ela de orações feitas em suas próprias comunidades e celebrações, às quais se acrescentam atividades orantes em conjunto. Mas, deve predominar a oração feita em cada Igreja ou comunidade que se preocupa com o cumprimento do sonho e desejo de Jesus: a união de todos os discípulos com Ele e entre si, como o Pai e Ele são um só, “para que o mundo creia que Tu me enviaste” (João, 17).

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos será lembrada em dois atos celebrativos. O primeiro deles, nesta quarta-feira, 23, na capela da Universidade Católica de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, a partir das 18h.

Na cidade de Vitória de Santo Antão, um culto ecumênico com a participação de representantes da igreja Católica Romana e protestantes locais, acontecerá na próxima sexta-feira, 25, às 19h.

Uma oração foi composta para uso da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso e da Associação Fraterna de Igrejas Cristãs, a ser rezada nas missas, nos cultos, nas vigílias de Pentecostes, nas “Horas da Graça”, nos terços em família e nas celebrações da Palavra, em todas as Igrejas Cristãs:

ORAÇÃO PARA A SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Senhor Jesus Cristo, ainda nos soa nos ouvidos o teu desejo, ao anunciares que és o Bom Pastor: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste rebanho. É preciso que eu as chame, e elas ouvirão a minha voz, E HAVERÁ UM SÓ REBANHO E UM SÓ PASTOR” (João 10,16). Este teu sonho foi expresso na Ceia Pascal, em Tua Oração na qual recomendavas ao Pai a multidão dos que haveriam de crer em Ti: “Que todos sejam um, como Tu, ó Pai, estás em mim e Eu em Ti. E para que eles também estejam em Nós, a fim de que o mundo creia que Tu me enviaste.” (João 17,21). Muito mais do que um sonho, trata-se de um programa de vida, de um compromisso a ser assumido por todos nós, como parte de nossa missão de discípulos missionários: orar e trabalhar pela unidade entre todos os que estão unidos pela comunhão de “uma só fé, um só batismo, um só Senhor e Pai de todos”.  Sabemos que, no passado,  os pecados da ambição, da mistura entre o poder sagrado e o poder civil, das diferenças culturais entendidas como diferenças na interpretação da fé, rasgaram a unidade entre nós, causando rupturas, cismas dolorosos, divisões sem conta, que chegaram até hoje e continuam a confundir os cristãos. Nós, católicos romanos, incentivados pelo Concílio Vaticano II, pelo exemplo dos nossos Supremos Pastores, como: João XXIII, Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI. Eles foram e são testemunhas fiéis de ações e ensinamentos na prática do Ecumenismo, semeando a esperança de uma união a ser construída pelo próprio Espírito, na oração, na vivência da fraternidade e de ações em comum em prol da paz e da justiça na Humanidade. Também nos propomos como indivíduos e como comunidades cristãs, a abraçarmos esta causa fundamental da Vida Cristã, na confiança de que “todos seremos transformados pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Cor. 15, 51.57).

0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações