Viva o dia 21 de setembro! Dia de Santa Efigênia!


O dia da padroeira da Paróquia de Santa Efigênia foi inaugurado solenemente com repique de sinos a partir das 5h00. Toda a cidade de Ouro Preto foi despertada ao som dos sinos da Igreja Matriz anunciando as festividades em honra a Princesa da Núbia.
A primeira Celebração Eucarística aconteceu às 7h00 e foi presidida pelo Pe. Geraldo Luzia, pároco da Paróquia de São José, em Ouro Branco e concelebrada pelos padre Marcelo Santiago, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar e o Diácono Pedro Barbosa. Uma grande multidão de fiéis marcou presença neste primeiro momento de expressão de fé do dia.


A segunda Celebração Eucarística aconteceu às 9h00 e foi presidida pelo Pe. Bráulio Sérgio, filho de Ouro Preto e Administrador Paroquial da Paróquia de São Gonçalo do Amarante, em Amarantina. Participaram desta Celebração, representantes dos Militares e ex- Militares, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e dos funcionários do presídio de Ouro Preto. Chamou a atenção a presença  expressiva de muitos fiéis de Ouro Preto e Região que vieram louvar e agradecer a Deus as graças recebidas, por intermédio de Santa Efigênia.]


Preservando a tradição da Paróquia, aconteceu às 10h30, a solene Celebração Eucarística cantada. Ela foi presidida por Dom Francisco Barroso e abrilhantada pela presença do Coral Cristo Rei, regido por Côn. Agostinho de Lourdes. A liturgia ficou a cargo da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.
Na parte da tarde, a celebração das 15h00 foi presidida pelo Administrador Paroquial Pe. Edmar José da Silva e foi transmitida pelas Rádios Itatiaia Ouro Preto e Província. Emocionados, os devotos de Santa Efigênia, advindos de vários lugares, prestaram também sua homenagem à nossa querida padroeira.





Momento aguardado com ansiedade foi a Celebração Eucarística das 17h00, acontecida nas escadarias da Igreja Matriz de Santa Efigênia e presidida por Dom José Eudes Campos do Nascimento, ex- pároco e Bispo de Leopoldina. Antes da Celebração, Dom José Eudes, caminhou entre os fiéis, s abençoando-os, ladeado por dois seminaristas da Teologia, Adelson e Edir. Logo após, presidiu a Celebração Eucarística que contou com a presença grandiosa de pessoas da Paróquia de Santa Efigênia, demais paróquias de Ouro Preto e de outras paróquias da Região. Concelebraram com Dom José Eudes, os padres: Lauro Versiani, Danival Milagres, José Geraldo Coura, Geraldo Barbosa, Bráulio Sérgio, Marcelo Santiago. Também um grande número de seminaristas se fizeram presentes neste momento. Animaram esta Celebração os jovens da Paróquia que ao final da celebração fizeram uma belíssima homenagem a Santa Efigênia. O Grupo de Congados de Nossa Senhora do Rosário, prestou uma significativa homenagem ao Dom José Eudes e à sua mãe, Dona Virgínia.



















Após esta celebração, a imagem de Santa Efigênia foi solenemente conduzida em procissão pelas principais ruas de nossa paróquia. Ao final foi entoado o solene Te Deum (canto de ação de Graças a Deus pelas festividades).









O Pe. Edmar José da Silva, nosso querido e zeloso administrador paroquial, participou de todos os momentos do dia, acolhendo os fiéis e concelebrando nas Celebrações Eucarísticas.  Na homilia da celebração das 17h00, dirigiu uma palavra de saudação ao Dom José Eudes, relembrando a sua atuação enquanto pároco da Paróquia e a importância de sua presença entre nós. Ao final da celebração, agradeceu a todos os fiéis que se empenharam na organização da Festa. Que Santa Efigênia interceda por todos nós!

0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações