HOMILIA DE ENCERRAMENTO DA SEMANA DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA




Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Barroso, queridos irmãos presbíteros e diáconos, caríssimos seminaristas, missionários do Senhor, prezado povo de Deus da nossa querida paróquia de Santa Efigênia e demais visitantes. Peço-lhes licença para fazer uma saudação especial ao nosso querido Mons. José Eudes Campos do Nascimento, que foi eleito pelo Papa Bento XVI, no dia 27 de junho, durante a nossa semana missionária, bispo da Diocese de Leopoldina. Ao bispo recém- eleito a nossa calorosa saudação e os nossos mais efusivos aplausos.
Queridos irmãos e irmãs, estamos encerrando esta semana de animação missionária num clima de grande festa, alegria e esperança. Não poderia ser diferente. Deus demonstrou durante esta semana o seu grande amor, o seu grande carinho pelo povo da paróquia de Santa Efigênia. Ele se valeu dos missionários seminaristas, dos missionários leigos que os acompanharam para revelar a sua predileção pelos pobres, pelos simples, pelos pequenos, pelos doentes, por aqueles que estavam afastados, sem fé e esperança. Queremos transformar esta celebração numa grande ação de graças a Deus pelos seus inúmeros benefícios concedidos ao longo desta semana.
Começamos estes dias de animação missionária, no alto do monte, aos pés da cruz. Em atitude de oração confiamos ao Senhor todos os trabalhos que seriam desenvolvidos ao longo desta frutuosa semana. Estamos encerrando estas atividades, ao lado da Igreja do Senhor Bom Jesus das Flores. Também em atitude de oração, queremos confiar a Ele, que é bom, que possa fazer frutificar as sementes lançadas no coração das pessoas e famílias de acordo com a sua santa vontade.
O tema desta semana missionária: “Queremos ser Igreja a serviço da Vida” foi plenamente vivenciado e experimentado durante esta semana. Vários relatos já estão se difundindo pela paróquia de pessoas que, a partir desta semana de animação missionária, foram recuperando o entusiasmo na fé, o desejo de uma maior comunhão com Jesus Cristo e com os irmãos e irmãs de comunidade. Esta semana foi marcada por diversificadas atividades, mas todas elas tinham o mesmo objetivo: testemunhar o amor de Deus àqueles que vivem afastados da fé, sem alegria e esperança. Visitas às famílias, celebrações da Eucaristia nas casas e ruas, Celebrações da Palavra, orações nas famílias, alguns até rezaram com o povo nos pontos de ônibus pela manhã, atenção especial aos doentes, visita às escolas, visitas às creches, confraternização com todo o povo de Deus. Quanta bênção, quanta satisfação! É o reino de Deus acontecendo entre nós!
Não podemos deixar de manifestar os nossos mais sinceros agradecimentos aos seminaristas da Arquidiocese de Mariana. Que belo trabalho! Quanto entusiasmo, quanta alegria, quanta criatividade, quanto amor manifestado a Deus, ao Seu Reino e ao povo de Deus. Gostaria de lhes dizer uma coisa importante: o povo da Paróquia de Santa Efigênia tem o costume de participar de todas as ordenações sacerdotais, mesmo quando não conhece o que será ordenado. Agora todos têm motivos de sobra para participar da ordenação de vocês. Mandem o convite e o povo lá estará!  Os nomes e as fisionomias de vocês, especialmente as suas atitudes de acolhida e carinho para com o nosso povo, ficarão eternamente gravados no coração de todos.
Agradecimentos especiais às famílias que abriram as portas de suas casas para hospedar os seminaristas, para oferecer-lhes a alimentação. Quanto carinho, quanto amor, quanta dedicação, quanta preocupação para com os seminaristas! Que Deus dê em dobro tudo aquilo que ofereceram aos missionários durante esta semana de animação missionária.
Agradecimentos aos missionários da própria paróquia. São aqueles (as) que acompanharam os seminaristas nas visitas às famílias. Sintam-se felizes, porque vocês também são responsáveis pelo bom êxito desta semana de animação missionária.
Queridos irmãos e irmãs, a semana de animação missionária termina, mas a missão continua! Todos aqueles (as) que foram tocados (as) pelo amor de Deus durante estes dias, devem renovar o compromisso de continuar amando a Deus, participando da sua comunidade eclesial e doando um pouco da sua vida aos que estão desanimados, sem alegria e esperança. A missão continua em casa, no trabalho, no ambiente de estudo, na sua comunidade de origem! Não se afaste mais da sua família Igreja, seja perseverante, procure doar um pouco da sua vida para a construção do Reino de Deus. Que a exemplo dos missionários vocês possam ser sal na terra e luz no mundo, sinais do Cristo que ama a todos indistintamente.
Para completar a nossa alegria, Deus quis mais uma vez mostrar a sua predileção pelo povo da paróquia de Santa Efigênia e resolveu nos presentear com a sublime e nobre notícia da nomeação do seu pároco, Pe. José Eudes Campos do Nascimento, para uma missão toda especial: ser sucessor dos apóstolos de Jesus Cristo, atuando na Diocese de Leopoldina. Esta surpresa causou comoção no coração de todo povo da nossa Paróquia. Um misto de alegria e tristeza tomou conta de todos os paroquianos. Tristeza por saber que ele não será mais o pároco da Paróquia Santa Efigênia e alegria por saber que está assumindo uma missão ainda mais nobre, o que enche de “santo” orgulho a todos desta paróquia.
Esta semana de animação missionária, a notícia da nomeação do monsenhor José Eudes, confirma o que encontramos nas Sagradas Escrituras, referindo-se a Maria: “Deus olhou mais uma vez para a humildade da nossa paróquia e fez surgiu dela um sucessor dos apóstolos”. Louvado seja o nome do Senhor!


































Pe. Edmar José da Silva
Administrador paroquial

0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Visualizações